terça-feira, 18 de dezembro de 2007

CCAN - GOVERNO NAS CIDADES 14/12/2007

Sou Antonia Leomizia Pereira, presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte – CCAN, e Prefeita da SQN 416. Moradora em Brasília desde de 1959. Saúdo às autoridades presentes na pessoa do Sr. Governador José Roberto Arruda, e os demais presentes na pessoa de Dr Saulo Santiago.

Senhor Governador Arruda, quero, inicialmente, parabenizá-lo por esse quase um ano de governo, que se nos apresenta bastante promissor e agradecer-lo pela escolha do Sr. Ricardo Pires para Administrador de Brasília. Ele abriu as portas da Administração para os prefeitos de quadras, para toda a comunidade, e tem atendido, na medida do possível, às nossas reivindicações.

Mas isso não é tudo Senhor Governador. A Comunidade da Asa Norte espera muito mais do seu Governo.

A Asa Norte tem, sempre, ficado em segundo plano, quando se trata de projetos de melhorias para Brasília, veja, por exemplo, o caso do Projeto Seduma, que disciplina a ocupação dos espaços públicos nos comércios locais, só atende à Asa Sul; o Transporte Leve sobre Trilhos, o Metrô DF, estamos sempre ficando para uma segunda etapa..

Também a Asa Norte tem sérios problemas de trânsito e estacionamento. Precisamos de um transporte coletivo eficiente, limpo e sem poluição, que desafogue o transito, que em alguns pontos já está estrangulado, como no acesso às 402/403 Norte, que serve de passagem para o fluxo de veículos de toda a Asa Norte para a Esplanada dos Ministérios e UNB, com congestionamento mesmo fora do horário. A execução de uma via de ligação da SCLN 201/202 ao Setor de Autarquias Norte resolveria o problema. Foi feito pedido em março de 2005.

Quando chove um pouco mais, vários pontos da Asa Norte se tornam intransitáveis, como o que ocorre na SQN 402 onde carros são arrastados pela água e garagens subterrâneas inundadas. Esses eventos sempre acarretam grandes prejuízos. A rede de águas pluviais da Asa Norte necessita de uma ampliação urgente.

Senhor Governador, na Asa Norte há problemas que, em razão do descaso com que sempre foram tratados, vieram se acumulando ao longo dos anos, deteriorando os espaços públicos e conseqüentemente reduzindo a qualidade de vida de seus habitantes.

Existem Quadras com calçadas totalmente danificadas, nas quais é humanamente impossível o trafego de cadeirantes, carrinhos de bebes; onde, até uma simples caminhada pode colocar em risco a integridade física de seus moradores. São quadras que nunca receberam nenhum tipo de recuperação ou manutenção, a não ser aquelas feitas pelos próprios moradores, que já arcam com elevadas taxas de IPTU.

Para revitalização das nossas quadras solicitamos: implantação de calçadas; plantio de gramados; construção de estacionamentos, de parquinhos infantis, de quadras poliesportivas e de skates, de ciclovias, onde for possível; ampliação da iluminação e reformas dos prédios das escolas publicas, que se encontram em péssimas condições.

A iluminação é precária em todas as quadras mais antigas. Alguns setores das Quadras 700 estão em estado de calamidade pública, tal o abandono em que se encontram.
A limpeza da cidade é outro item que ainda deixa muito a desejar. Não é raro resto de plantas, oriundos de poda feita pelos condomínios ou que caem em razão das chuvas e ventos ficarem por várias semanas amontoados nas quadras, ao longo dos meios-fios, em que pese solicitação dos prefeitos e síndicos para sua retirada.

Os comércios locais com seus bares e "puxadinhos" é outro problema para o qual solicitamos uma especial atenção do Senhor Governador. Bares que funcionam até altas horas da madrugada, com mesas nas calçadas e nas áreas verdes, têm tirado a paz e o sossego de vários moradores da Asa Norte. Em vários desses recintos a venda e o consumo de drogas proibidas são tão ostensivos quanto o da cerveja, sem que haja nenhuma forma de coibição.

Que sejam criados programas para incentivar a transferências desses grandes bares e restaurantes para o SCS e Bancário, Setor de Diversão e Orla do Lago. Afastando-os das áreas residências, propiciando, assim, sossego e tranqüilidade ás pessoas que moram em nossas quadras e querem ver Brasília conservada e tranqüila, preservando a qualidade de vida que ela propicia a seus moradores.

Solicitamos ao Senhor, Governador, que seja implantado o sistema de policiamento preventivo tanto no comércio como no interior das quadras residências, com o objetivo primordial de combater o tráfico e o consumo de drogas na nossa cidade, o que, infelizmente, hoje é uma realidade a qual não podemos mais ignorar. Só assim a população poderá andar com tranqüilidade pela nossa Capital tão querida.

Solicitamos, ainda, uma fiscalização mais atuante. Não podemos ficar a mercê da invasão de áreas publicas como vem acontecendo impunemente.

Que os prefeitos de quadras, verdadeiros heróis voluntários sejam respeitados em seu espaço, que qualquer pessoa física ou jurídica, como CAESB, CEB, Brasil Telecom, GHF , Qualix, que por qualquer motivo for ocupar o espaço público de uma quadra se reportem ao seu Prefeito, para que ele saiba o que está ocorrendo e possa fiscalizar os trabalhos ali realizados e assim teremos uma administração firme e atuante.

Que seja determinado o cercamento das Nascentes do Parque Olhos D'água, e dispensado maior atenção para a estrutura do Parque. Gostaria de saber qual a destinação da área localizada entre a 212/213 norte, lá é água parada e tornou focos de mosquitos e de moradores de rua.

Governador, todos Estados brasileiros têm uma Lei de Incentivo à Cultura. Quase todas Capitais Brasileiras têm uma Lei de Incentivo à Culturas. Brasília é Estado e Município. E brasília não tem Lei de Incentivo à Cultura. Pior ainda: Brasília foi eleita Capital Cultural Americana em 2008.

O Sr. Que é Homem de Cultura não acha isto uma contradição? Um atraso? Sr. Governador Itajubá tem Lei de Incentivo a Cultura , e Brasília não.

Por favor, Sr. Governador José Roberto Arruda, não deixe morrer o que é mais caro a um cidadão que depende de serviços do governo, a esperança de ser tratado, como dignidade, respeito e responsabilidade, pelos entes públicos.

Parabéns pela sua atuação, conte conosco como sempre, e que o Senhor dos Senhores guie os seus passos e de toda sua valorosa equipe.
Conselho Comunitário da Asa Norte.
.BSB DF, 14 de dezembro de 2007.

Nenhum comentário:

Conselho de moradores residentes na Asa Norte, onde a democracia, a participação e o espírito comunitário norteia suas ações!