terça-feira, 19 de junho de 2007

Segurança Pública - Palestra no 1o. BPM

Palestra do Coronel Ricardo F. Martins, Comandante do 1º BPM, proferida em 15/05/07 (Síntese elaborada por Saulo Santiago, presidente do Conseg/RA-1).


A Polícia Militar é atualmente mais reativa do que preventiva.Para se tornar mais preventiva, que é sua vocação, há necessidade do apoio da população, que deverá ditar a segurança pública.


Tal mudança de política de policiamento tem sua gênese nos problemas de violência e criminalidade. Os problemas surgem nas quadras, muitas vezes decorrentes de fatores de risco, que podem ser: a proximidade de bancos ou lotéricas; locais de grande movimentação; lugares mal-iluminados ou isolados; empregados contratados que moram em áreas de tráfico de drogas, que se envolvem em crimes etc.


O modelo atual de policiamento é convencional, conservador, caracterizado pela ação reativa do polícia, muitas vezes transformada em tropa de choque, como ocorre, por exemplo, com a polícia do Rio de Janeiro. O novo modelo almeja a construção de ambientes de ordem social, ao integrar os órgãos policiais e afins com a comunidade. Os policiais de ponta estão sendo treinados para um relacionamento mais intenso com a população das quadras. Os blocos ou casas serão visitados pelos policiais, que entrarão em contato com os prefeitos, síndicos, moradores ou comerciantes.


O policiamento comunitário terá os seguintes aparatos: postos policiais fixos, cada um deles para um quadrante (quatro quadras), para uma população de seis mil a oito mil pessoas. Cada posto empregará um total de 30 policiais militares, seis deles em cada turno, e receberá o apoio de uma viatura e duas motocicletas. Cada posto terá telefone e computador, constituindo-se assim, uma “minidelegacia” para atender à comunidade local. A Asa Sul terá, até o final do ano, cerca de nove a doze postos.


O 1º Batalhão da PM (Asa Sul) conta com um efetivo de 400 policiais militares, 12 viaturas e 16 motos, para o policiamento preventivo. Conta, também, com mais 8 motocicletas para o policiamento reativo. O Comando do Batalhão dividiu a Asa Sul em quatro grandes áreas, cada uma delas a ser policiada por uma Companhia, comandada por um capitão (ou por um tenente).


A 1ª CIA cobre a ala oeste, abrangendo as quadras ímpares; a 2ª Cia cobre a ala leste, abrangendo as quadras pares; a 3ª Cia abrange o Setor Comercial Sul, o Setor de Clubes Sul, o Parque da Cidade, áreas onde há grande incidência de criminalidade. A 4ª Cia exerce o policiamento reativo, atuando em toda Asa Sul.


O 1º BPM tem como projetos prioritários, além dos postos fixos; os sistemas de informática nas viaturas; a comunicação pela Infoseg, para obtenção de informações privilegiadas; o treinamento de porteiros e vigias, em parceria com o Conseg; e a reativação do sistema de linha direta da comunidade com os serviços integrados das polícias militar e civil.

Nenhum comentário:

Conselho de moradores residentes na Asa Norte, onde a democracia, a participação e o espírito comunitário norteia suas ações!